domingo, 26 de dezembro de 2010

PLANO DE AULA

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Colégio: Machado de Assis
Disciplina: Português – Interpretação de Textos
Ano: 6º
Turma: 601
Professoras: Aline Merilene Argollo Rosa/ Iris Maria Amaral de Souza/ Luciana da Silva Araújo/ Priscila Azevedo Amorim.
Data: 8 de setembro de 2010


2. TEMA:
• Infância
• Conceito fundamental: Abordagem do tema através do poema “Infância” de José Paulo Paes.


3. OBJETIVOS:


OBJETIVO GERAL:
• Reconhecer a diversidade presente em sala e a importância da convivência pacífica frente às argumentações alheias diante do assunto infância, promovendo assim um debate, visando à construção de uma postura de tolerância e respeito ao outro através da interpretação de texto.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Compreender e interpretar o texto.
• Comentar sobre a história de Peter Pan.
• Debater sobre a infância, comparando as opiniões dos alunos com a colocação do autor no poema.
• Valorizar e estimular entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade e assim, aprender a expressar-se num grupo.
• Verificar possíveis dificuldades apresentadas como: timidez, má dicção, não participação.


4. PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
• Colocar as carteiras em círculo.
• Contar um pouco sobre a história de Peter Pan.
• Fazer a leitura do poema para toda a turma.
• Comentar sobre o autor.
• Interpretar o poema com a participação dos alunos.
• Debater sobre a infância.
• Elaborar a seguinte dinâmica: cada aluno vai escrever um determinado número de palavras numa folha de papel e em seguida passará para o próximo aluno continuar escrevendo e assim será feito até que todos os alunos tenham participado. Esta dinâmica visa observar a capacidade de criar e interpretar dos alunos, além da verificação da grafia e dos possíveis erros cometidos.


5. CONTEÚDOS:
• Leitura, análise e interpretação do poema Infância, de José Paulo Paes.


INFÂNCIA
Eu tenho oito anos e já sei ler e escrever.
Por isso ganhei de presente a história de Peter Pan.
As aventuras dele com o Capitão Gancho e o jacaré que engoliu um relógio até que são engraçadas.
Mas, achei uma bobagem aquela mania do Peter Pan de querer ficar sempre menino.
Já imaginaram se todos quisessem ficar sempre pequenos e nunca mais crescer?
Aí, quem ia cuidar da gente? Fazer comida, passar pito, mandar tomar banho, dizer que é hora de ir pra cama?
Sarar a gente da dor de barriga e de dor de dente?


6. RECURSOS:
• Cópia do poema “Infância” de José Paulo Paes, imagens de personagens da história de Peter Pan, quadro negro, giz.


7. AVALIAÇÃO:
• Será feita uma pergunta, cujo tema permite que seja observado o entendimento do aluno perante os conteúdos apresentados.


8. TEMPO PREVISTO:
• 30 minutos.


9. REFERÊNCIA:
CEREJA, William Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens. São Paulo, SP: Atual.
COMO FAZER UM PLANO DE AULA. Disponível em:
http://www.lendo.org/como-fazer-um-plano-de-aula/


Plano de aula elaborado em grupo para a disciplina Metodologia e Prática de Ensino III, ministrada pelo professor Geneci Menezes.

É sempre complicado elaborar um plano de aula (ainda mais quando sua experiência neste assunto equivale a zero por cento), por isso resolvi colocá-lo aqui neste humilde espaço, assim os que tiverem dificuldade assim como eu tive (e tenho) possam ter mais uma fonte de pesquisa para a elaboração de um plano de aula nota dez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoas lindas